quinta-feira, 3 de julho de 2008

A Minha Arte de Viver


Não sou mais que um iliterato que aprendera a ler, não sou mais que um felizardo que teve a possibilidade de me conhecer. 


Sou por isso apenas mais um apavorado, sem medo de viver, tendo me perdido sem correr.


A minha arte de viver tem tudo haver com aquilo que penso ter mas, como a razão, não consigo ver. 

Viver sem estilo, tranquilo, tornando me pupilo do meu mundo na forma de uma verossímil Utopia, num cubículo.


Ter prazer sem querer e assim me perder, sem nunca desejar acordar nem adormecer. 


Por isso aceito palavras d'outras gentes, ao ouvir penso e repenso, mas já não desalento quando não as imito e por isso emito um som abafado e quente. 

Um grito tão surdo e simples quanto inconsequente.



-Por mais que tente o que faço já não condiz com o pensamento da incoerente meretriz ou com o gesto do meritíssimo juiz.-


-O juiz é a gente que faz a roda e a meretriz é o que gira á sua volta, a moda.-


-O justo juiz que no  fim não sabe o que fez e me faz pensar "porque aceitei o que nunca quis"; a subtil meretriz que tenta ser original, acabando por imitar os feitos passados, parecendo sem astral.-


'...Muito mais do que penso e muito menos do que aquilo que gostaria de ser...'


4 comentários:

x disse...

Queria deixar-te uma mensagem pessoal, sem ser no blog, mas não há forma de o fazer, por isso será mesmo aqui. Impressiona-me sempre conhecer pessoas muito novas com uma percepção do mundo "anormal" em relação ao que se vê por ai. Impressiona-me e dá-me esperança que mundo vai mesmo ser uma coisa muito diferente e muito bonita um dia. Por isso gosto muito de te ler e gosto muito dos comments que fazes às provocações semi-esquizofrénicas do meu blog. Tens uns olhos tristes mas brilhantes. Pensa sempre que há mais pessoas como tu. E que são muitos. Só é preciso encontra-los. E sê feliz. Todos os dias. É isso que é suposto.
Susana

RM disse...

Obrigado pela sinceridade. Também há muita coisa que gostava de te dizer mas pode ser que nos entendamos nas entrelinhas.
Primeiro: Eu simplesmente adoro o teu blog e nada tem haver com as fotografias provocantes, a musica genial e diferente ou as frases que me deixam horas a pensar.. Tem sim haver com a tua maneira de ver e compreender o mundo de maneira que ele próprio se rejeita a ser compreendido.
Em relação a mim, eu adoro viver e não trocava a minha vida por nenhuma. Sei que há mais pessoas como eu e isso dá me esperança porque vou encontrando as pelo caminho. Mas há coisas que são inatas e mais fortes que nós.
Também espero que um dia algo mude. Aliás, sei que vai mudar. E sim, sou feliz. Porque posso e porque quero.

Rui .

x disse...

Talvez sejas o meu visitante mais inteligente. Pelo menos da forma que eu considero que as pessoas devem ser inteligentes!
Sim, vai mudar... Aliás, já está a mudar... vai reparando nos sinais, e nas pessoas que se cruzam contigo, nos sonhos, nos olhos e na vontade de ser mais sem saber exactamente o que esse "mais" é. Sim... há coisas mais fortes do que nós, e são essas que ditam e que mudam a nossa vida. Sempre. Porque podes e porque queres - essa consciência é absolutamente genial!! E, apesar de tudo, ainda rara!

RM disse...

E tu sem dúvida a minha. Adoro a maneira como te expressas e demonstras aquilo que sentes. Concordo plenamente quando falas nas pessoas que passam ao nosso lado de olhos cansados mas brilhantes, nos sonhos esquecidos de cada um e nessa vontade de "mais" que nos vai encaminhando para algo melhor. Não basta sobreviver, nem sequer viver. Temos cada vez mais de começar a aprender a gostar de viver. Ser feliz. Mas com os olhos tão abertos para ver as grandes coisas, temo nos esquecido de olhar as pequenas e realmente importantes. Mas com pessoas como tu tenho a certeza que esse ideal/consciência se vai espalhando à velocidade do pensamento. E sem querer parecer repetitivo, uma vez mais obrigado. Por te deixares saber que existes.